-
Arquitetos: Salvà Ortín Arquitectes
- Área: 300 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Pol Viladoms Claverol
-
Fabricantes: CONSTRUMAPH, GERMANS SANTANDREU, THE GLASS HOUSE, VIBRATS BALLESTER
Descrição enviada pela equipe de projeto. A edificação original, uma casa com garagem e curral na parte posterior, data de 1900. Apesar de não apresentar qualidades arquitetônicas excepcionais, o objetivo era manter todos aqueles elementos que não interferem no funcionamento proposto ou sua adaptação preservando sua essência.
Uma das exigências iniciais dos clientes era a transformação do térreo num espaço amplo, mantendo a estrutura original da casa nas duas primeiras vertentes, ampliando o espaço da garagem e deslocando a escada de acesso ao pavimento superior, de forma que ficasse conectada à zona de estar e de jantar. O programa principal do térreo abre-se completamente ao interior do lote, onde existe um grande terraço dividido em dois níveis e uma piscina que está relacionada com ambos.
O primeiro pavimento crescerá em altura, tanto para proporcionar pé-direito suficiente nos espaços existentes como para acomodar três quartos, escritório, sala e pátio. Apesar de se abrir para as fachadas da rua e para o interior da quadra, este pavimento gira em torno da escada e do pátio central, que ilumina o centro da casa e melhora as condições de ventilação.
A nível construtivo, as paredes de alvenaria existentes são integradas com uma nova estrutura de pilares de concreto e lajes unidirecionais que estarão aparentes em sua totalidade. Todos os elementos originais em pedra ficam aparentes e os elementos da ampliação terão sempre acabamentos lisos e neutros, como se vê nas fachadas, paredes interiores e forros, contrastando os elementos da edificação original com os introduzidos na reforma.